Programa para cálculo de circuitos de saída em PI, elaborado por Jim Hawkins, WA2WHV, baseado nas equações de Elmer (W5FD) Wingfield's publicadas no ARRL Handbook de 1996.
< Anterior | Próximo > |
---|
Programa para cálculo de circuitos de saída em PI, elaborado por Jim Hawkins, WA2WHV, baseado nas equações de Elmer (W5FD) Wingfield's publicadas no ARRL Handbook de 1996.
< Anterior | Próximo > |
---|
Comentários
Como descubro o Z(OHMZ) da placa, seria pegar a capacitância de saída da válvula e fazer o cálculo na frequência que vou usar e ver quanto dá em homs?
O que significa Q0, Q1, Q2 ?
Abraço
Leandro
Para encontrar a impedância de placa CC ou Z de placa de estágios de saída Classe C você deve dividir a tensão de placa pelo dobro da corrente de placa: Zp = Vp/(2*Ip).
Os valores de Q são os fatores de mérito das bobinas. Normalmente para circuitos em PI para RF classe C um fator Q de 12 é utilizado.
Boa noite!
Caro amigo, ainda tenho dúvidas referente ao circuito tanque se possível os colegas poderiam me auxiliar?
O caro Marcinio, respondeu minha pergunta quanto ao cálculo da impedância de saída que seria ZP= VP/2.IP então temos:
Dados da válvula que estou usando
Vp= 6500V
Ip= 2,6A
Então cheguei ao valor de ZP= 1250R, mas aí surgiu várias dúvidas:
1 – Sendo a impedância de placa da válvula 1250R, para que eu tenha a máxima intensidade de sinal sobre o C1, posso afirmar que o XC de C1 deve apresentar 1250R na freqüência em que vou trabalhar?
2 – Com relação ao capacitor CB, costumo deixar um valor de 1nf pois apresenta um baixo XC na freqüência que trabalho pois a função do mesmo ao meu ver é não deixar a componente DC dissipar sobre a antena, essas afirmações seriam corretas?
3 – A função do indutor L e C2 é ressonar na freqüência de trabalho que se encontra sobre C1 e entregar na saída efetuando o casamento de impedância com a antena?
4 – Sendo a impedância da placa 1250R, qual valor XL devo dar ao R.F.C na freqüência de trabalho, já li alguns artigos que dizem que a reatância indutiva de R.F.C deve ser 4 vezes maior que a impedância de placa, isso seria correto?
5 – Essa talvez seja uma das piores dúvidas, já lidei com algumas saídas de baixa potência em RF onde fui incrementando aqui e ali até chegar no ponto desejado, mas quando falamos de um circuito tanque desse porte, precisamos ter certeza de valor es dos componentes. Como calcular a potência que irá passar em C1, C2 e CB e assim dimensionar os componentes?
6 – Após descobrir através de cálculos a potência que passa pelos circuitos da saída, como proceder na escolha do capacitor? Como saberei que o capacitor suportará a potência que passa por ele?
Obs: Caso os colegas queiram efetuar cálculos, a freqüência de trabalho poderia ser por exemplo 100MHz. Peço perdão por tantas dúvidas.Parabéns pelo site, estão sempre prontos a nos ajudar, acredito que essas dúvidas podem ajudar outros técnicos
Obrigado
Leandro
Marcinio
Assine o RSS dos comentários