Uma Antena Versátil para os 40 e 80 metros

E-mail Imprimir PDF

Uma antena encurtada versátil para locais onde o radioamador não dispõe de espaço para esticar uma dipolo para 80m. Esta antena com dimensões muito similares já apareceu em outras publicações. Assim que eu conseguir encontrar novamente as outras citações da antena postarei por aqui.

As figuras constantes do arquivo PDF foram enviadas por algum colega que não lembro quem seja... Se alguém reclamar a digitalização do documento colocarei os créditos com o maior prazer!

Artigo de Gilberto Gandra, PY2DZI, publicado na Revista Nova Eletrônica, fev/1983.

  Antena_40_80m.pdf 263.52 Kb

Comentários  

# Visitante 19-01-2009 18:42
ÓTIMO!PARABÉNS.
Responder | Responder com citação | Citar

# Visitante 21-04-2010 01:11
Estou na duvida pois no projeto fala para usar Fio de cobre encapado com PVC, bitola 12 tipo pirastic ou similar,mais esse fio bitola 12 seria 12mm ou 12AWG???
Quantos mm seria esse fio bitola 12??????
Responder | Responder com citação | Citar

# Marcinio - PU2MAS/PU5KRO 22-04-2010 10:13
Olá Rodrigo!
Acabo de colocar um pequeno artigo na seção Colunistas sobre este assunto: www.813am.qsl.br/.../
Dê uma olhada por lá e entenderá.
Forte 73!

Citando Rodrigo Marques:
Estou na duvida pois no projeto fala para usar Fio de cobre encapado com PVC, bitola 12 tipo pirastic ou similar,mais esse fio bitola 12 seria 12mm ou 12AWG???
Quantos mm seria esse fio bitola 12??????
Responder | Responder com citação | Citar

# Pedro Cesar 13-07-2011 14:12
Gostei do artigo e vou montar essa antena, porém em V invertido. Gostaria de dicas dos colegas mais experientes, pois pelo que sei a v invertido tenho que diminuir 5% o comprimento da antena, será que nesse caso, ela sendo bobinada a regra é válida? A indutâcia da bobina deve ser a mesma?
Grato
Pedro PU3WWV
Responder | Responder com citação | Citar

# PU3VTB 13-01-2012 21:05
Prezado Pedro, tb gostaria de saber se essa antena dá pra ser montada em "V" invertido. pq tenho problema de espaço. Caso tenha uma resposta de algum colega, por favor me informe via e-mail
Att,
Virgilio PU3VTB
Responder | Responder com citação | Citar

# Anderson 29-06-2012 13:15
Estou com uma duvida nesta antena não precisa usar ballun,desde ja obrigado.
Responder | Responder com citação | Citar

Banner

Procura de Artigos

Usuários Online

Nós temos 23 visitantes online

Estatísticas

Membros : 6
Conteúdo : 341
Links da Web : 35
Visualizações de Conteúdo : 2445981

Direitos autorais

Copyright © 2014 813am.qsl.br. Todos os direitos reservados.